chuva de meteoros

Chuva de meteoros Líridas estará visível no céu na noite desta quarta-feira

Fenômeno alcançará seu pico máximo durante esta noite e madrugada de amanhã
Por: HISTORY Brasil

Apesar de a chuva de meteoros Líridas se estender de 16 de abril até o final do mês, ela alcançará seu pico máximo de atividade durante a noite desta quarta-feira (21/04) e a madrugada de quinta-feira (22/04). Espera-se que uma média de 15 meteoros por hora ilumine o céu noturno.

Segundo a Sociedade Americana de Meteoritos, os meteoros atravessarão o firmamento a velocidades de cerca de 48 quilômetros por segundo, e serão perfeitamente visíveis a olho nu, sem necessidade de se recorrer a telescópios ou binóculos.



Constelação de Lyra

Os meteoros Líridas são partículas de pó desprendidas do cometa C/1861 G1 Thatcher que são incineradas ao ingressar na atmosfera terrestre. Seu nome vem da constelação de Lyra, região do céu na qual esses meteoros aparecem. Esse é a mais antiga chuva de meteoros conhecida, sendo relatada há mais de 2700 anos pelos chineses.



Como ver as Líridas?

O evento será perfeitamente visível de ambos os hemisférios do mundo, ainda que, para uma melhor experiência, recomenda-se a observação a partir de regiões escuras, distantes de qualquer fonte de poluição luminosa. 

VER MAIS:


Fonte:  Gaúcha ZH e Olhar Digital

Imagens:  Shutterstock.com