Inicio

CIA teria feito uma ilha inteira desaparecer

Por History Channel Brasil em 11 de Março de 2015 às 03:03 HS
CIA teria feito uma ilha inteira desaparecer-0

A 100 km do noroeste da Península de Iucatã, está supostamente localizada a Ilha Bermeja. O lugar existiu de maneira comprovável, pelo menos, na realidade dos mapas feitos entre 1535 e 1775, ano em que sua existência passou a ser duvidada, depois de uma expedição não a ter encontrado.

Em 1857, Bermeja reapareceu em um mapa norte-americano. Desde então e até 1946, a ilha misteriosa foi incluída nos livros editados pelo governo mexicano. No entanto, quando, em 1997, o mesmo governo decidiu explorar a região oficialmente, nada encontrou lá. Após a busca fracassada, diversos rumores e teorias conspiratórias passaram a circular, quase sempre baseadas em uma palavra-chave: petróleo. Naquela época, várias empresas petroleiras dos EUA começaram a fazer perfurações próximo a fronteira com o México, à procura do ouro negro. E as teorias não ficaram apenas em boatos: políticos mexicanos, entre eles o senador José Angel Conchello, denunciaram que Bermeja havia sido ocultada voluntariamente. Pouco depois, Conchillo morreu em um estranho acidente.

[VEJA TAMBÉM: Departamento de Defesa dos EUA confirma existência de documento sobre ataques zumbis]

Quando, no ano de 2000, foram delimitadas as zonas marítimas do México e dos EUA, a Bermeja não apareceu na negociação, dando por decretada sua não existência. Apesar de uma pesquisa realizada em 2009 pela Universidade Autônoma do México ter confirmado a inexistência da ilha, atualmente o Google Maps, por exemplo, continua apontando sua localização. Afinal, a Bermeja existe ou não? Talvez a pergunta nunca possa ser respondida de forma determinante, mas é inegável que há uma história notável e persistente que conecta os dois países, assim como um mistério que já dura séculos.

Fonte: Crónica (México) 

Imagem:  Pushish Donhongsa/Shutterstoc.com