Inicio

Ciência descobre como a música influenciou na evolução humana

Por History Channel Brasil em 01 de Junho de 2017 às 18:36 HS
Ciência descobre como a música influenciou na evolução humana-0

Estudo ponta que a música foi muito importante para o desenvolvimento da nossa inteligência.

Cientistas descobriram que as conexões neuronais relacionadas, hoje em dia, à aprendizagem da música – como, por exemplo, o piano –, foram determinantes na evolução da inteligência no começo da Idade da Pedra.

 

Vídeo relacionado:

Há 1,75 milhão de anos a humanidade deu um salto inovador na tecnologia de fabricação de ferramentas. Nossos antepassados enfim conseguiram superar os simples instrumentos olduvaienses e criar outros mais complexos, como os do período acheuliano, caracterizados por lâminas e machados de dois gumes.

 

A fabricação de ferramentas complexas fez com que os seres humanos necessitassem integrar a memorial visual, auditiva e as informações sensório-motoras. Desse modo, foram ativadas as mesmas áreas cerebrais que atuam quando se toca qualquer instrumento musical.

 

“O estudo comprova a existência de redes cerebrais fundamentais que poderão ser a base da mudança para uma inteligência mais humana, ocorrida há 1,75 milhão de anos. Acreditamos que isso marcou um ponto de inflexão na evolução do cérebro humano, gerando uma nova espécie de seres humanos”, afirmou Shelby Putt, do Instituto da Idade da Pedra de Indiana.


Fonte: EFE
Imagem: Shutterstock