Inicio

Ciência tenta explicar por que elas gemem durante o sexo

Por History Channel Brasil em 06 de Dezembro de 2016 às 00:02 HS
Ciência tenta explicar por que elas gemem durante o sexo-0

O imaginário nos diz que quanto mais altos e histéricos são os gemidos femininos, mais intenso é o orgasmo. Será mesmo?

 

Alguns pesquisadores fizeram essa mesma pergunta. Em 2011, Gayle Brewer, da Universidade de Central Lancashire, e Colin Hendrie, da Universidade de Leeds, ambas no Reino Unido, publicaram uma pesquisa sobre o tema, tecnicamente conhecido como vocalização copulatória, na revista Archives of Sexual Behavior.


No estudo, eles entrevistaram 71 mulheres heterossexuais e sexualmente ativas, com idades entre 18 e 48 anos, e constataram que muitas delas gemiam, mas não necessariamente quando tinham um orgasmo. Destas, 66% afirmaram que gemiam para acelerar o clímax do parceiro e 87% disseram que vocalizam para elevar a autoestima

 

“Enquanto os orgasmos femininos acontecem mais nas preliminares, as vocalizações copulatórias são relatadas com mais frequência antes e durante a ejaculação masculina”, escreveram os pesquisadores. Algumas mulheres também revelaram que gemem para aliviar o tédio, o cansaço ou o desconforto durante o sexo.

 

Então os gemidos seriam apenas uma forma de ajudar o parceiro a “chegar lá” e fazer a mulher a lidar com momentos desagradáveis da penetração?

 

“Não há muita pesquisa nesta área, mas somos bombardeados pela mídia com imagens que nos dizem que gemer é associado com orgasmo e com prazer sexual. Então, seria uma estratégia razoável gemer, já que os homens tendem a associar o gemido com orgasmo”, afirma Kristen Mark, uma pesquisadora sobre sexualidade da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.

 

Para o educador sexual Logan Levkoff, autor do livros "Como fazer sua esposa fazer sexo com você", os gemidos não deveriam ser algo restrito ao universo das mulheres. Para ele, os homens também deveriam contribuir e soltar mais do que um grunhido quando ejaculam.

 

“A autoestima é uma via de mão dupla e, para suas parceiras durante o sexo, os homens deveriam se esforçar para emitir mais do que um grunhido no final. Isso não tem a ver com fingir uma coisa que não sente, mas sim ser mais presente sexualmente e entrar em sintonia com a outra pessoa”, diz.

 

A orientadora sexual Patty Brisben dá alguns conselhos às mulheres sobre o gemido: “use o gemido para sinalizar que você está excitada e que as coisas estão indo bem, e não para esconder que não estão”, orienta. 

 

Espontâneos ou não, os gemidos não acontecem apenas entre os seres humanos. Pesquisas também mostram que as fêmeas de babuínos, por exemplo, emitem uma série de sons copulatórios. Elas têm uma vocalização mais complexa quando estão mais perto da ovulação ou cruzam com machos com grande influência no grupo. As macacas também vocalizam para ajudar os machos a atingirem o orgasmo. 

 


Fontes: CNN, Hypescience

Imagem: Korionov/Shutterstock.com