Inicio

Cientista-chefe da Nasa estima entre 20 e 30 anos será encontrada prova definitiva de vida extraterreste

Por History Channel Brasil em 19 de Abril de 2015 às 02:03 HS
Cientista-chefe da Nasa estima entre 20 e 30 anos será encontrada prova definitiva de vida extraterreste-0

A humanidade está à beira de descobrir vida alienígena, acreditam cientistas do alto escalão da  NASA, a agência espacial norte-americana.

"Eu acho que nós teremos fortes indícios de vida fora da Terra dentro de uma década, e eu acho que nós vamos ter uma prova definitiva no prazo de 20 a 30 anos", disse a cientista-chefe da NASA, Ellen Stofan, no começo deste mês, durante um painel de discussão sobre os esforços da agência espacial na busca por mundos habitáveis e vida alienígena.

"Nós sabemos para onde olhar. Sabemos como olhar", disse Stofan durante o evento, que foi transmitido ao vivo. "Na maioria dos casos, nós temos a tecnologia, e nós estamos no caminho para implementá-la. E assim, eu acho que estamos definitivamente na estrada”, completou.

As evidências encontradas até então dão suporte a este entusiasmo, pois acredita-se que há muita água no Sistema Solar. Estima-se que existam oceanos de água salgada sob as crostas geladas das luas de Júpiter, Europa e Ganymede, assim como na lua de Saturno, Enceladus. Oceanos também podem ter coberto boa parte de Marte em um passado longíquo. Além disso, o rover Curiosity, da NASA, descobriu moléculas orgânicas na superfície do planeta vermelho, contendo carbono e nitrogênio, ingredientes básicos e necessários para a vida como a conhecemos na Terra. Vale lembrar, no entanto, que água e molécas não significam vida.

O otimismo na busca da existência de vida fora da Terra, tem o suporte de vários projetos da NASA. Em 2020 deverá ser lançando o próximo robô que fará explorações em Marte e que poderá trazer amostras do planeta vermelho. Durante a década de 2030, a expectativa é enviar humanos a Marte. A lua Europa está nos planos de uma missão em 2022. Fora isso, dois novos telescópios devem entrar em fucionamento: o James Webb Space Telescope (JWST), em 2018, e o Wide-Field Infrared Survey Telescope, que poderá ficar pronto em meados de 2020.

Crédito: Stocksnapper - Shutterstock.com

Fonte:

Live Science