Inicio

Cientistas afirmam que Alcorão mais velho do mundo pode ser mais antigo que Maomé

Por History Channel Brasil em 05 de Setembro de 2015 às 02:04 HS
Cientistas afirmam que Alcorão mais velho do mundo pode ser mais antigo que Maomé-0

Fragmentos do Alcorão mais antigo do mundo, encontrado em Birmingham, na Inglaterra, podem ser anteriores a Maomé, o fundador do islamismo. Se isso for confirmado, a história oficial do islã poderia ser reescrita, de acordo com estudiosos.

Uma análise de datação por carbono-14, realizada por especialistas da Universidade de Oxford, indica que o manuscrito poderia ser mesmo o mais antigo Alcorão que se tem conhecimento. A descoberta é particularmente significativa já que se pensava que nos primeiros anos do Islã, o Alorão teria sido apenas memorizado e transmitido oralmente, em vez de escrito. Agora vários historiadores acreditam que o pergaminho pode até mesmo preceder a época de Maomé.

Acredita-se que as páginas foram escritas há 1.448 ou 1.371 anos. Elas foram descobertas encadernadas dentro das páginas de outro Alcorão, do final do século VII, na biblioteca da Universidade de Birmingham. As páginas foram escritas com tinta, em árabe antigo, em um pergaminho feito de pele de animal. O texto contém partes dos Suras, ou capítulos, 18 a 20, que podem ter sido escritos por alguém que realmente conhecia o profeta Maomé.

Estudiosos sugerem que o Alcorão de Birmingham foi produzido entre 568 e 645. Maomé viveu entre os anos 570 e 632, desta maneira, as peles do pergaminho do manuscrito devem ter sido preparadas durante a vida do profeta ou nas duas últimas décadas antes de sua morte.

Fontes: DailyMail e Universidade de Birmingham

Imagem: Domínio Público