Inicio

Cientistas afirmam que todos descendemos diretamente das esponjas

Por History Channel Brasil em 10 de Janeiro de 2018 às 23:10 HS
Cientistas afirmam que todos descendemos diretamente das esponjas-0

As esponjas do mar, ou poríferos, são os ancestrais mais antigos de todos os organismos vivos do planeta - é o que afirma uma pesquisa recente da Universidade de Bristol, no Reino Unido, em conjunto com a Universidade de Munique, na Alemanha, e o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos EUA.

Vídeo relacionado:

Os especialistas teriam encontrado, finalmente, a resposta para uma pergunta formulada há muito tempo: qual espécie existiu antes, as esponjas ou os ctenóforos (uma espécie marinha bioluminescente)? Recentemente, eles descobriram que as esponjas são morfologicamente mais simples e, portanto, pré-existentes.

Eles chegaram a essa conclusão após analisar uma enorme quantidade de dados genômicos, de 2015 até 2017, sendo possível determinar que os modelos evolutivos que apontam a esponja marinha como a forma mais antiga de vida são cientificamente mais satisfatórios e precisos.

“Dependendo de se as esponjas ou os ctenóforos apareceram primeiro, surgem histórias evolutivas totalmente diferentes para os sistemas de órgãos, como o nervoso e o digestivo, de animais essenciais para o objeto de estudo”, afirma o professor Davide Pisani, um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto.

Fonte: RT