Inicio

Cientistas conseguem clonar um primata pela primeira vez

Por History Channel Brasil em 31 de Janeiro de 2018 às 17:00 HS
Cientistas conseguem clonar um primata pela primeira vez-0

Cientistas da Academia Chinesa de Ciências conseguiram clonar os primeiros macacos da história. Trata-se de dois macacos fêmeas que foram chamados de Zhong Zhong e Hua Hua, que, na tradução ao português e juntando os dois nomes, significa “Nação Chinesa”. Desde que a famosa ovelha Dolly foi clonada, em 1997, ainda não havia sido possível clonar primatas, grupo de mamíferos ao qual também pertencem os seres humanos.

Vídeo relacionado:

O avanço tecnológico permitiu que os cientistas chineses clonassem, finalmente, um macaco por transferência nuclear de células somáticas. Para isso, eles introduziram o núcleo de uma célula com DNA dentro de um óvulo cujo núcleo havia sido retirado anteriormente.

“Não existem barreiras para clonar primatas, por isso a clonagem de seres humanos está mais perto de se tornar realidade”, afirmou Mu-ming Poo, um dos especialistas responsáveis pelo projeto. Além disso, o cientista afirmou que “o primeiro grupo de clones será um modelo para doenças neurodegenerativas”. A clonagem desses primatas possibilitará grandes avanços no estudo do Alzheimer, do Parkinson e do câncer.

Fonte: Pagina 12

Imagem: Academia Chinesa de Ciências/Institute of Neuroscience