Inicio

Cientistas descobrem remédio que pode nos deixar você mais inteligentes

Por History Channel Brasil em 24 de Agosto de 2015 às 02:04 HS
Cientistas descobrem remédio que pode nos deixar você mais inteligentes-0

Um remédio originalmente produzido para tratamento da narcolepsia, um distúrbio do sono, agora é estudado como um "impulsionador" do cérebro, que poderia aumentar funções importantes relacionadas ao planejamento, tomada de decisões, flexibilidade, aprendizagem e memória e criatividade.

Em 1998, o fármaco modafinil foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, para o tratamento de uma condição do cérebro que torna irregular o ciclo de sono-vigília em que pessoas que sofrem bruscos "ataques de sono", ou seja, dormem repentinamente em lugares e momentos inapropriados.

Agora, uma equipe de pesquisadores descobriu que o modafinil, de fato, aumenta uma série de atividades importantes no cérebro, de acordo com um artigo publicado na revista European Neuropsychopharmacology. Esta constatação, entretanto, não garante que o seu médico irá prescrever essa droga para ajudá-lo a passar em uma prova de concurso público.

Os cientistas ainda não têm certeza exatamente como funciona o modafinil, mas, entre outros resultados, essa substância eleva os níveis de serotonina (que afeta o humor) e glutamato (o que ajuda a estimular as células do cérebro). Além disso, a droga apresentou poucos efeitos colaterais, tornando-se um forte candidato a uma verdadeira "pílula inteligente".

Os pesquisadores foram rápidos em apontar que esses resultados não significam que o modafinil está aprovado como algo que vai dar um up grade no seu cérebro - decisão que cabe ao FDA. Mas suas conclusões podem incentivar o fabricante a aplicar a prescrição do medicamento para este uso. Também seria necessário criar algumas "considerações éticas" para explorar esse tipo de pesquisa futuramente.

Fontes: Pop Science, Universidade de Oxford

Foto: EyeofPaul/Shutterstock.com