Inicio

Cientistas encontram fóssil do menor dinossauro do mundo

Por History Channel Brasil em 12 de Março de 2020 às 17:03 HS
Cientistas encontram fóssil do menor dinossauro do mundo-0

Pesquisadores encontraram em Mianmar um fóssil de um crânio minúsculo preso em âmbar (resina de árvores fossilizadas). Trata-se dos restos mortais do menor dinossauro já descoberto. Os cientistas acreditam que o pequeno animal viveu há cerca de 99 milhões de anos.

O pequeno dinossauro era aproximadamente do tamanho do colibri-abelha-cubano (a menor ave do mundo) e pesava apenas 2 gramas. A espécie recém-descoberta foi chamada de Oculudentavis khaungraae. Seu nome junta as palavras "olho", "dente" e "ave" em latim. 

O animal foi batizado assim devido às características que mais chamam a atenção em seu crânio. De acordo com os cientistas, ele tinha aproximadamente 100 dentes muito afiados em seu bico, alguns deles na parte de trás de sua mandíbula. Isso sugere que ele tinha a capacidade de abrir muito a boca. Além disso, o dinossauro também apresentava uma grande órbita ocular, semelhante à de um lagarto.

Os autores do estudo acreditam que o dinossauro era um predador que se alimentava de pequenos artrópodes ou invertebrados. Jingmai O'Connor, da Academia Chinesa de Ciências, um dos líderes da pesquisa, disse que as características do animal indicam que ele era capaz de voar. O estudo sobre o Oculudentavis khaungraae foi publicado na revista científica Nature.

Cientistas encontram fóssil do menor dinossauro do mundo - 1


Fontes: Newsweek e Live Science

Imagens: Lida Xing/China University of Geosciences e Han Zhixin/Los Angeles Natural History Museum