Inicio

Cientistas encontram indícios de água na Lua

Por History Channel Brasil em 18 de Agosto de 2017 às 18:40 HS
Cientistas encontram indícios de água na Lua-0

Próximo passo é descobrir se o líquido existe também no interior do satélite. 

Vídeo relacionado:

Um estudo publicado na revista Nature Geoscience afirma que pode existir água nos reservatórios vulcânicos distribuídos por toda a superfície da Lua. Uma equipe de cientistas da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, chegou a essa conclusão após analisar várias amostras da superfície do satélite obtidas pelas missões Apollo 15 e Apollo 17.

Os pesquisadores examinaram porções de cristais vulcânicos lunares e confirmaram a presença do líquido em grande parte delas, o que indicaria que a água está presente tanto na superfície da Lua quanto, possivelmente, no seu manto.

A teoria de que o interior do satélite terrestre pode conter água gera algumas dúvidas sobre a sua origem. A ciência acredita que a Lua se formou nos primórdios do Sistema Solar por restos deixados quando um objeto do tamanho de Marte se chocou contra a Terra. As novas descobertas sugerem duas hipóteses: que a água foi capaz de sobreviver de algum modo ao calor da explosão ou que ela chegou após a explosão, antes que a Lua estivesse completamente solidificada, a bordo de asteroides ou de cometas.


Fonte: Infobae

Imagem: Shutterstock