Inicio

Cientistas gravam conseguem gravar misteriosos sons da parte mais profunda do oceano

Por History Channel Brasil em 15 de Março de 2016 às 11:27 HS
Cientistas gravam conseguem gravar misteriosos sons da parte mais profunda do oceano-0

Se um dia você pudesse ir ao lugar mais profundo do oceano, qual barulho esperaria escutar dos confins das profundezas?

Se a resposta é um silêncio mortal, talvez você precise rever alguns conceitos. Pelo menos foi isso o que revelou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), Universidade do Estado de Oregon e a Guarda Costeira dos EUA

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



Pesquisadores enviaram um hidrofone revestido de titânio até a parte mais profunda da Fossa Mariana, o local conhecido como Challenger Deep, que fica a 11,2 km abaixo da superfície, no Oceano Pacífico. 

O áudio capturado pelo hidrofone da NOAA é assustadoramente barulhento como você pode conferir nos áudios abaixo. Nas gravações, é possível ouvir os sons de uma baleia dentada ou golfinho, uma baleia de barbatanas e até de um terremoto que aconteceu perto de Guam.

Para capturar estes sons, os pesquisadores tiveram que ter muito cuidado com o envio do equipamento para um local tão profundo e escuro sem danificá-lo. Um dos cuidados foi o de baixar o hidrofone mais lentamente do que cinco metros por segundo - vale lembrar que na parte inferior da trincheira de Mariana, a pressão atmosférica é superior a 16.000 psi. O gravador foi enviado em julho de 2015 e capturou sons por 23 dias seguidos. Os pesquisadores estão planejando outra expedição para "colher" os barulhos do mar em 2017, mas, desta vez, o hidrofone irá gravar por mais tempo e terá uma câmera para capturar imagens das criaturas produzindo esses ruídos "terríveis".






Cientistas gravam conseguem gravar misteriosos sons da parte mais profunda do oceano - 1


Fonte: PopScience

Imagem:  NOAA