Inicio

Cientistas japoneses desenvolvem cauda robótica para humanos

Por History Channel Brasil em 21 de Agosto de 2019 às 18:15 HS
Cientistas japoneses desenvolvem cauda robótica para humanos-0

Quando animais como macacos e gatos saltam, eles mantêm um equilíbrio praticamente perfeito. Isso se deve, em grande parte, às suas caudas. O membro ajuda no reposicionamento de seu centro de gravidade, permitindo com que eles façam movimentos impossíveis para os humanos. Agora, cientistas japoneses da Universidade de Keio criaram uma cauda robótica que promete melhorar o equilíbrio e a agilidade das pessoas.

A estrutura da cauda, chamada "Arque", é inspirada nos cavalos-marinhos, cujos corpos são cobertos por anéis ósseos. O equipamento é constituído por seis vértebras plásticas interconectadas. No interior há um conjunto de quatro músculos artificiais impulsionados por ar comprimido que se contraem e se expandem para se mover em qualquer direção.

A cauda tem 71 centímetros de comprimento, 11,5 centímetros de largura e pesa 1,6 quilo.  O usuário também terá um rastreador corporal que controla o centro de gravidade e, consequentemente, aciona a cauda. 

Essa invenção peculiar poderá ser usada para ajudar na mobilidade de idosos ou mesmo em programas de reabilitação de equilíbrio. Além disso, o equipamento poder ser útil para trabalhadores que precisam carregar cargas pesadas manualmente. Confira abaixo uma demonstração do aparelho (em inglês):


Fonte: CNN

Imagem: Junichi Nabeshima, Kouta Minamizawa, MHD Yamen Saraiji/Keio University Graduate School of Media Design/YouTube/Reprodução