Inicio

Cirurgiões removem mais de 500 dentes da boca de criança na Índia

Por History Channel Brasil em 02 de Agosto de 2019 às 19:02 HS
Cirurgiões removem mais de 500 dentes da boca de criança na Índia-0

Um menino de 7 anos que sofria de dores na mandíbula foi levado por seus pais a um hospital odontológico na Índia. Chegando lá, o caso surpreendeu os especialistas. Devido a uma condição rara, o garoto tinha mais de 500 dentes na boca.

O caso aconteceu na cidade indiana de Chennai. Ao chegar no Hospital e Faculdade Odontológica Saveetha, o garoto foi submetido a exames de raio-x. Os resultados mostraram que havia uma massa estranha na mandíbula inferior da criança. 

Então, o garoto passou por uma cirurgia. Durante o procedimento, que durou cinco horas, os cirurgiões retiraram 526 dentes da boca do menino. Esses dentes estavam alojados em uma espécie de bolsa situada na região molar. Os especialistas disseram que eles pareciam "pérolas em uma ostra".

Segundo os odontologistas, os dentes mediam entre 1 mm e 15 mm. "Eles tinham uma pequena coroa, esmalte e uma pequena raiz", disse Pratibha Ramani, chefe do departamento de patologia bucomaxilofacial do hospital. O garoto foi diagnosticado com odontoma composto, um tumor benigno. Não se sabe se o problema foi causado por fatores genéticos ou ambientais. Após a cirurgia, o garoto passa bem.

Cirurgiões removem mais de 500 dentes da boca de criança na Índia - 1


Fontes: IFLScience e The Guardian

Imagens: Saveetha Dental College and Hospital/Reprodução