Tá Na História

Como os pombos vieram para o Brasil? Existe pombo herói de guerra?

Conheça as histórias mais curiosas envolvendo esses pássaros
Por: Thiago Gomide, do Tá Na História

Os pombos, que são da Ásia, vieram parar no Brasil por causa dos portugueses.



Dom João VI, naquela fuga louca, trouxe pombos, por exemplo. Há vertentes históricas que defendem que a ideia foi dele mesmo. 

Pombos na história

Têm histórias envolvendo pombos muito peculiares. No Brasil, na Europa, nos Estados Unidos. 

Durante a ditadura militar, em 1977, um pombo foi preso em Cabo Frio, região dos lagos do Rio de Janeiro. Acusação: subversivo. O pombo-correio ficou enjaulado e foi investigado pelo DOPS, o Departamento de Polícia Política e Social.



Em plena Primeira Guerra Mundial, uma pombinha virou celebridade.

Batalha entre americanos e alemães. Os americanos tinham se perdido, ou seja, chance imensa de todos serem pegos e fuzilados. Alguém precisava pedir ajuda. Uma pombinha foi escalada. Desafio: passar pelo exército alemão. 

E lá foi o bicho, dando um rasante. Eles chegam a 80 quilômetros por hora.

Por falar nos Estados Unidos: na Guerra Fria, a CIA fez testes colocando câmeras fotográficas no peito de vários pombos.

Será que conseguiram chegar a algum canto? 

E no Kuwait que foi preso um pombinho traficando 178 pílulas de ecstasy? Já sabe. 

Aperta o play para saber mais sobre essas histórias! 



THIAGO GOMIDE é historiador e jornalista. Pós-graduado em História do Brasil e Mestre em História, Bens Culturais e Política pela FGV. Foi apresentador e editor do Canal Futura e diretor da MultiRio, ambos dedicados à educação. Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente assina a coluna "Coisas do Rio", no jornal O Dia, e é presidente da rádio Roquette-Pinto.

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagem:  Istock.com