ANTÁRTIDA

Como um pedaço de gelo do tamanho do Rio de Janeiro se desprendeu da Antártida

Por: HISTORY Brasil

Há alguns dias, cientistas da missão Copernicus Sentinel-1, que monitora o comportamento do gelo na Antártida, confirmaram o desprendimento de um bloco de gelo de 1270 quilômetros quadrados. O iceberg é tão grande que equivale ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro. O incidente aconteceu na plataforma de gelo Brunt, de 150 metros de espessura.

O perigo que representa um iceberg dessas dimensões à deriva deixou em alerta os especialistas que monitoram detalhadamente seu comportamento. Desde o início da década de 1970 que um pedaço tão grande de gelo não se desprendia da plataforma Brunt. O novo iceberg deve ser batizado de A-74.



Ao contrário do que naturalmente se deduziria, a causa desse desprendimento do gelo não foi o aquecimento global. Na verdade, o fenômeno ocorreu devido a um comportamento natural nas bordas dianteiras da plataforma de gelo. Os cientistas dizem que ao contrário do que acontece na Península Antártica, não há registros de mudanças climáticas na região de onde se desprendeu o iceberg.

A plataforma Brunt havia alcançado sua maior extensão em 100 anos. Portanto, o desprendimento de um pedaço tão grande de gelo é um processo corriqueiro. Segundo os pesquisadores, a liberação do acúmulo de gelo causado pela neve é uma maneira de manter o equilíbrio ambiental.




Fonte: BBC

Imagens: British Arctic Survey/Divulgação e ESA/Divulgação