Inicio

Conheça as criações mais exóticas da indústria automobilística

Por History Channel Brasil em 19 de Novembro de 2014 às 23:01 HS
Conheça as criações mais exóticas da indústria automobilística-0

A indústria automobilística sempre valorizou a inovação, o diferente e o único, seja no design ou no funcionamento. E é claro que essa corrida em busca do novo muitas vezes acarretou em criações exóticas, quiçá inverossímeis. Mas até os designs mais extravagantes servem para os registros históricos, que compreendem as diferentes eras atravessadas pela indústria, adaptando-se aos tempos e valendo-se de novas tecnologias.

Esta é uma lista dos automóveis mais estranhos de todos os tempos:

BMW Isetta

Anterior aos Mini Coopers atuais, o Isetta nasceu na década de 50 com a peculiaridade de contar com uma única porta, localizada na frente. O veículo foi projetado pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti, que se inspirou na porta dianteira dos aviões de carga. A princípio, o projeto pertencia à empresa Iso Motor Italia, cujo nome, licença e ferramentas básicas foram comprados pela BMW.

Mazda RX8

Este surpreendente carro esportivo foi produzido entre 2002 e 2010. Era um coupé de quatro portas: duas de tamanho normal e outras duas menores, que se abriam em direção à traseira. Ao abrir as portas traseiras e dianteiras, se formava um grande buraco no meio, como se tivessem sido removidas as laterais do veículo. O Mazda RX8 parou de ser fabricado e vendido em 2011.

Volkswagen XL1

O Volkswagen XL1 é o carro mais eficiente do planeta: seu consumo é de 0,9 litros de combustível por 100 km e emissões de apenas 21g de CO2 por km. E não é menos potente: sua velocidade máxima é de 180 km/h e aceleração de 12,7 segundos até 100 km. Além disso, este automóvel é feito de fibra de carbono, de modo praticamente artesanal.

Nissan Cube

Um carro estranho, quadrado e irregular (com um design diferente em cada perfil) que foi lançado em 2002 e se tornou um sucesso imediato no Japão. Seu design, uma mistura complexa de linhas retas e curvas sutis, permitiu que atraísse uma grande quantidade de fãs em todo o mundo, apesar de ser comercializado apenas em seu país de origem. O Nissan Cube foi apresentado pela primeira vez fora do Japão, no Salão de Los Angeles, em 2008.

Citroën Ami 6 Berlina

O Citroën Ami 6 Berlina é um bom exemplo de design curioso e popularidade: entre 1961 e 1969 foram vendidas mais de 1 milhão de unidades deste veículo. Seu ponto mais chamativo era a atraente e antinatural inclinação de seu vidro traseiro.

Fonte e imagens: ABC