Inicio

Conheça a história de Wang Fuman, o garoto que chega congelado à escola

Por History Channel Brasil em 15 de Janeiro de 2018 às 13:10 HS
Conheça a história de Wang Fuman, o garoto que chega congelado à escola -0

Apesar de sempre chegar à escola nas mesmas condições, o garoto não costuma faltar, contou a professora.

A foto de um menino chinês com os cabelos encrustados de gelo e as bochechas vermelhas de frio chamou a atenção do mundo, primeiro, pela curiosidade, que levou a Internet a batizá-lo de “frost boy” (“garoto de gelo” em inglês); depois, com a revelação da história por trás da imagem, pela dura jornada que a criança enfrenta todos os dias de casa até a escola. 

Vídeo relacionado:

De acordo com a agência de notícias estatal China News Service, a professora de Wang Fuman, de 8 anos de idade, tirou a foto após o garoto chegar à sala de aula de uma viagem de 4,5 km, percorridos a pé ao longo de mais de uma hora de caminhada. A temperatura era de -9 graus Celsius. Outras fotos divulgadas após Wang se tornar conhecido internacionalmente mostram suas mãos enrugadas e inchadas do frio. Apesar de sempre chegar à escola nas mesmas condições, o garoto não costuma faltar, contou a professora.

Conheça a história de Wang Fuman, o garoto que chega congelado à escola  - 1

Wang tem recebido ofertas de ajuda de diversos lugares, mas sua história é tão dramática quanto comum em zonas rurais da China e de muitos outros países, como o Brasil.

Abandonado pela mãe e há meses sem ver o pai, que trabalha em outra cidade, Wang vive com a avó e uma irmã mais velha no povoado de Zhaotong, na zona rural da província de Yunnan, no sul da China. Eles fazem parte dos cerca de 43,3 milhões de moradores rurais que vivem abaixo da linha da pobreza no país, cujas famílias ganham menos de 2.300 yuans (R$ 1.100) por ano. Somando-se os moradores das áreas urbanas, são 82,49 milhões de chineses em situação financeira semelhante, cerca de 6% da população, de 1,379 bilhão. No Brasil, que tem 207,7 milhões de habitantes, um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza.

Posicionando-se sobre a repercussão da foto de Wang, o presidente chinês, Xi Jinping, que assumiu o cargo em 2012, prometeu erradicar a pobreza nas zonas rurais do país até 2020. Wang, que, segundo o diretor da escola, é um dos melhores alunos em matemática, também faz planos para o futuro: "Eu quero ser um policial para lutar contra os bandidos", disse ao jornal The Paper, de Xangai.