Inicio

Conheça a história do presidente dos EUA que quase morreu na Amazônia

Por History Channel Brasil em 23 de Novembro de 2018 às 11:11 HS
Conheça a história do presidente dos EUA que quase morreu na Amazônia-0

Por Thiago Gomide do Tá na História

Parceria HISTORY e Tá Na História

 

O presidente americano Theodore Roosevelt tinha fama de machão - e gostava de estufar o peito pra garantir essa imagem.

 

No campo dos negócios, enfrentou grandes empresários, desmantelando cartéis. John Rockefeller, da indústria do Petróleo, e Andrew Carnegie, do Aço, foram alguns dos atingidos. No campo da diplomacia, Teddy, como era conhecido, negociava com o porrete na mão. A política do big stick era clara: ou dá ou desce. No campo das caçadas, o que não faltam são fotos dele ao lado de bichos que foram abatidos.

 

Esse homem se lançou, em 1912, a mais uma corrida presidencial. Perdeu. Tomou uma lavada.

 

Vendo à distância a tristeza do rapaz, Lauro Muller, nosso então Ministro das Relações Exteriores, teve uma brilhante ideia: convidá-lo a viver aventuras na selva amazônica.

 

Roosevelt aceitou, acreditando que aquela oportunidade era muito mais que uma recuperação de autoestima, era uma verdadeira chance de remoçar alguns anos.

 

Deu tudo errado - ou perto disso.

 

Vou só dar dois exemplos: ele passou fome e chegou a ser atacado por índios canibais.

 

Quer saber todos os perrengues que Teddy enfrentou na Amazônia? Aperte o play. É rapidinho.

Até semana que vem. Tchau.

 


 

THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.