Inicio

Conheça Jakob Fugger, o homem mais rico da história

Por History Channel Brasil em 25 de Agosto de 2017 às 18:21 HS
Conheça Jakob Fugger, o homem mais rico da história-0

Em valores atuais, seu patrimônio equivaleria a 400 bilhões de dólares! 

Vídeo relacionado:

Embora seja quase um desconhecido, o banqueiro renascentista Jakob Fugger (1459-1525) foi o homem mais rico da história. Seu biógrafo, Greg Steinmetz, afirma que, atualmente, seu capital equivaleria a 400 bilhões de dólares, uma quantia superior às fortunas de Bill Gates, Warren Buffet, Carlos Slim e Mark Zuckerberg juntas.

Fugger, de origem alemã, chegou a ditar o destino econômico do mundo ocidental, financiando tanto o imperador romano-germânico quanto o papa, as duas figuras mais poderosas da época. O homem, de perfil discreto e gostos medíocres, é considerado o banqueiro mais influente da história.

Dentre suas maiores contribuições estão as criações de poupanças similares a que conhecemos atualmente, da primeira multinacional, do primeiro serviço de notícias (predecessor dos jornais modernos) e do financiamento de grandes expedições transoceânicas (incluindo as viagens de Fernando de Magalhães).

O banqueiro teve também um papel fundamental na reforma religiosa, já que um dos seus maiores negócios com o Vaticano consistia exatamente na venda de indulgências, um dos pontos criticados duramente por Martinho Lutero.


Fonte: BBC

Imagem: Von Albrecht Dürer/Wikipedia Commons