Inicio

Conheça a Montanha Sagrada. A trilha mais perigosa e assustadora do mundo [Vídeo]

Por History Channel Brasil em 13 de Outubro de 2014 às 15:14 HS
Conheça a Montanha Sagrada. A trilha mais perigosa e assustadora do mundo [Vídeo]-0

Apesar de não ser uma das montanhas mais altas do mundo ou mesmo uma das mais perigosas, por conta de acidentes fatais, não há dúvida de que a montanha de Huashan, na província de Shaamxi, na China, tem tudo para ser considerada uma das mais importantes do planeta.

Primeiro, por ser uma das cinco montanhas consideradas sagradas da China, já que em seu topo estão os mais importantes templos taoistas do país. A perigosa trilha que leva ao cume é chamada Changong Zhandao e é dificílima: é estreita (apenas 30 centímetros de largura e quatro metros de comprimento) e fica em uma parede inclinada, na beira de um precipício. 
 

Depois de ultrapassar este trecho e outro conhecido como Dragão Negro, é preciso escalar paredes praticamente verticais, equipadas com alguns degraus poucos estáveis e umas correntes de suporte já enferrujadas. O viajante que conseguir superar tudo isso se depara em seguida com “a garganta dos 100 degraus”, um despenhadeiro de 90º, com passarelas estreitas e tábuas velhas. 
 
Claro que a recompensa de chegar no topo, para muitos, vale todo o esforço e risco: dali são avistadas as cinco montanhas sagradas que, em conjunto, parecem uma flor. Além da beleza estonteante da paisagem natural, a chegada aos templos da parte de cima dá à escalada um grande conforto espiritual. 
 
O local sobreviveu à sistemática destruição de templos perpetrada pela Revolução Cultural graças à sua singular localização. A estrutura foi construída pelos próprios monges ao longo de décadas, muitos dos quais perderam a vida durante a empreitada. A subida a pé, desde o pequeno povoado até o topo, pode levar em torno de 10 horas que, seguramente, serão algumas das mais vertiginosas e belas da sua vida.
 
 
Assista ao vídeo da trilha sendo percorrida. Todo cuidado é pouco