Inicio

Conheça a mulher que se lembra de todos os momentos de sua vida

Por History Channel Brasil em 18 de Agosto de 2019 às 18:23 HS
Conheça a mulher que se lembra de todos os momentos de sua vida-0

Já imaginou se você pudesse se lembrar de todos os momentos de sua vida desde que nasceu? Pois isso acontece com a australiana Rebecca Sharrock, de 27 anos. Ela é uma das poucas pessoas do mundo a serem diagnosticadas com uma rara síndrome chamada Highly Superior Autobiographical Memory - HSAM (Memória Autobiográfica Altamente Superior, em tradução livre).

Rebecca diz que se lembra até do cobertor cor-de-rosa no qual era enrolada quando tinha apenas uma semana de idade. "Eu sempre sabia quando era a minha mãe que estava me segurando. Instintivamente, eu simplesmente sabia que ela era minha pessoa favorita", afirmou.

Quando era mais jovem, Rebecca acreditava que todas as pessoas fossem como ela. Mas um dia ela assistiu uma reportagem na TV sobre HSAM. "Comentei com meus pais que não entendia por que aquilo era notícia. Não é normal se lembrar de tudo?". Foi quando sua família passou a desconfiar que ela fosse portadora da síndrome. Ela procurou especialistas e foi diagnosticada em 2013. Apenas 60 pessoas em todo mundo possuem essa condição.

As memórias mais antigas geralmente costumam remeter aos quatro anos de idade. Mas pessoas portadoras de HSAM são capazes de se lembrar de absolutamente tudo que acontece com elas. As lembranças delas são tão nítidas que é como se tivessem suas experiências registradas em vídeo.

A condição pode provocar transtornos emocionais em seus portadores, já que essas pessoas nunca esquecem das experiências ruins. Cientistas agora estudam o que pode causar a síndrome. Algumas pesquisas sugerem que os portadores de HSAM apresentam um aumento no lobo temporal (região do cérebro que auxilia a processar as memórias).


 Fonte: BBC

Imagem: Shutterstock.com