Inicio

Conheça a nova geração de próteses biônicas que estão mudando a vida de milhares de pessoas

Por History Channel Brasil em 25 de Outubro de 2014 às 23:01 HS
Conheça a nova geração de próteses biônicas que estão mudando a vida de milhares de pessoas-0

Pesquisadores de universidades da Suécia e dos EUA desenvolveram próteses de braços e mãos biônicos que poderão mudar a vida de milhares de pessoas com amputações. Esses dispositivos incríveis são controlados de maneira intuitiva, permitem a liberdade dos movimentos e, mais surpreendentemente, trazem de volta a sensibilidade do tato.

Nos EUA, um grupo de cientistas conseguiu recuperar a sensação de tato em dois pacientes amputados através da implantação de protótipos de mãos biônicas, dotadas de eletrodos que as conectam com o braço e o cérebro
Na Suécia, a inovadora mão biônica fez que um paciente com o braço amputado até o cotovelo pudesse voltar a realizar todas as atividades do dia a dia. O braço artificial está conectado diretamente ao esqueleto, o que lhe dá maior estabilidade – o corpo interage com a máquina através de eletrodos neuromusculares. Os pesquisadores disseram que já não é ficção científica, mas uma realidade bastante tangível para o paciente e será também para as pessoas que forem tratadas de agora em diante.

Enquanto isso, nos EUA, um grupo de cientistas conseguiu recuperar a sensação de tato em dois pacientes amputados através da implantação de protótipos de mãos biônicas, dotadas de eletrodos que as conectam com o braço e o cérebro. Um comovente teste de sucesso dessa prótese ocorreu com o paciente Igor Spetic. Ao tocar às cegas uma bola de algodão com a prótese... ele sentiu arrepios. “Soube imediatamente que era algodão”, disse Spetic.

Para o autor principal do estudo, o objetivo não é apenas restaurar a funcionalidade, mas construir uma reconexão com o mundo. Agora, esses pacientes, que sofriam uma dor fantasma na região amputada desde a perda do membro, puderam se ver livres dela com a recuperação do tato.

Fonte e imagens: SINC e La Vanguardia