Inicio

Conheça os tesouros submersos mais cobiçados da atualidade

Por History Channel Brasil em 19 de Agosto de 2016 às 09:40 HS
Conheça os tesouros submersos mais cobiçados da atualidade-0

Navios carregados de ouro, prata e joias estão escondidos debaixo d’água há quase meio século. São resultado dos naufrágios milionários da nossa história.

Entre os séculos XVI e XVIII, o mundo vivenciou as grandes expedições marítimas, que carregavam verdadeiros tesouros entre o velho e o novo mundo. Muitas das embarcações, no entanto, afundaram antes de chegar ao seu destino – por conta de tempestades ou de ataques inimigos.

Até hoje, temos tesouros perdidos no fundo do mar. Muitas empresas se dedicam a explorar esse passado milionário, mas esbarram em disputas legais envolvendo as nações.

Veja quais são os tesouros submersos mais cobiçados atualmente:

Galleon San Jose
Localização: 210 metros de profundidade, nas águas do Caribe em Cartagena, Colômbia
Data naufrágio: junho 1708
Tesouro: Moedas de ouro. Estima-se que, atualmente, o tesouro pode chegar a até 5 bilhões de dólares.

Esse é um dos maiores navios do século XVIII e transportou o maior tesouro conhecido da história. O navio naufragou em 1708, após ser atacado por piratas ingleses. Após uma longa disputa legal entre a companhia e os governos da Espanha e Colômbia, os bens foram declarados patrimônio histórico e ficaram nas mãos do estado colombiano.

Conheça os tesouros submersos mais cobiçados da atualidade - 1

Merchant Real
Localização: Canal da Mancha. 100 metros de profundidade. A cinco milhas do condado de Cornualha.
Data naufrágio: 23 de setembro de 1641
Tesouro: 100.000 lingotes de ouro, 400 barras de prata mexicana e joias. Acredita-se que o tesouro pode chegar a 528 milhões de dólares.

O lendário navio mercante do século XVII, também conhecido como “El Dorado dos Mares”, é disputado por Espanha e Reino Unido.

Nossa Senhora do Juncal
Localização: Sonda de Campeche, México
Data naufrágio: 31 de outubro de 1631
Tesouro: 1.077.840 pesos, a maior carga saída do "Novo Mundo", de acordo com o então vice-rei da Nova Espanha, o Marquês de Cerralbo.

O governo mexicano, através do Instituto Nacional de Antropologia e História, não permite a exploração dos tesouros. "O património cultural subaquático pertence à categoria de bens que estão em estudo, conservação e distribuição, mas que em si são inalienáveis e imprescritíveis e, portanto, não suscetíveis ao mercado", explica um comunicado oficial.

HMS Sussex
Localização: Estreito de Gibraltar a 1.000 metros de profundidade
Data naufrágio: 1694
Tesouro: 10 toneladas de ouro e 100 toneladas de prata. O valor é estimado em mais de 670 milhões de dólares.

O HMS Sussex, um navio de bandeira Inglês com 48 metros de comprimento e 560 marinheiros a bordo, naufragou na costa de Gibraltar por causa de uma forte tempestade em 1694. A empresa Odyssey Marine localizou o HMS Sussex nas proximidades do estreito de Gibraltar, em 2002. O barco e seus metais preciosos continuam embaixo d’agua à espera da resolução de disputas legais entre Inglaterra e Espanha.

Conheça os tesouros submersos mais cobiçados da atualidade - 2


Fonte: BBC
Imagens: Divulgação/Odyssey Marine Exploration