Inicio

Criada máquina capaz de “ler” mentes

Por History Channel Brasil em 09 de Abril de 2018 às 00:42 HS
Criada máquina capaz de “ler” mentes-0

A ciência pode ter ser aproximado de um feito que só existia em histórias sobrenaturais ou de ficção científica: a leitura de mentes. Pesquisadores criaram uma máquina que consegue monitorar a atividade cerebral de um paciente e reconstruir frases que ele ouviu. Segundo os cientistas, é a primeira vez que um estudo foi capaz de decodificar frases em tempo real baseado apenas em atividade neural.

Vídeo relacionado:

Quando alguém ouve outra pessoa falar, uma região do cérebro conhecida como giro temporal superior é ativada. Essa atividade neural pode ser usada para decodificar uma série de informações, inclusive as propriedades acústicas da fala. Incrivelmente ela também pode ser usada para reconstruir sequências de fonemas e os padrões de vogais e consoantes, segundo o novo estudo. A pesquisa dos cientistas David A. Moses, Matthew K. Leonard e Edward F. Chang foi publicada no Journal of Neural Engineering.

Dois pacientes participaram do estudo. Para isso eles foram submetidos a implantes neurais colocados diretamente na superfície do cérebro. Eles ouviram 10 frases enquanto eletrodos monitoravam suas atividades cerebrais. Um software decodificou a atividade e foi capaz de reconhecer em tempo real o que era dito a eles com 90% de precisão.

Os pesquisadores esperam que essa tecnologia possa ser utilizada no futuro para auxiliar pacientes paralisados ou com dificuldades na fala. 

Fonte: IFLScience

Imagem: Jirsak/Shutterstock.com