Inicio

Criado há quase cem anos, golpe da pirâmide ainda continua a fazer vítimas

Por History Channel Brasil em 06 de Junho de 2018 às 13:10 HS
Criado há quase cem anos, golpe da pirâmide ainda continua a fazer vítimas-0

Carlo Ponzi foi um célebre golpista italiano, nascido em Lugo, em 1882, e falecido no Rio de Janeiro, Brasil, em 1949. Após imigrar aos Estados Unidos, em 1903, foi preso várias vezes por golpes menores, até que em 1919 desenvolveu o método que o faria famoso.

Vídeo relacionado:

Foi quando Ponzi montou a empresa Securities Exchange Company, dedicada a dar golpes em, principalmente, imigrantes italianos da classe trabalhadora. A fraude se centrava no velho esquema de pirâmide, sistema pelo qual os lucros obtidos pelos primeiros investidores são gerados pelo dinheiro que eles mesmos investem e por novas vítimas seduzidas pela promessa de obter grandes benefícios em pouco tempo. Somente os primeiros participantes recuperam o dinheiro.

Graças a esse golpe milionário, atualmente as fraudes piramidais são conhecidas como Esquema Ponzi. Esse tipo de esquema se renova periodicamente ao redor do mundo. Nos últimos anos, sem ir muito longe, na América Latina, inclusive no Brasil, foi difundido um sistema similar, conhecido como o “Tear da Abundância” ou “Mandala da Prosperidade”. O negócio trazia o discurso do empoderamento feminino e deixou milhares de pessoas prejudicadas. 


 Fonte: Clarín 

Imagem: Boston Library (NYT); en.wikipedia.org via Wikimedia Commons