Inicio

Da colônia a Brumadinho: a mineração no Brasil

Por History Channel Brasil em 29 de Janeiro de 2019 às 12:02 HS
Da colônia a Brumadinho: a mineração no Brasil-0

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Ta Na História

Uma das grandes mudanças do rumo do Brasil foi a descoberta de ouro nas Minas Gerais.

Até o fim do século XVII, nós éramos uma colônia rural, com poucos habitantes, sem grandes atrativos. A produção era fundamentalmente de açúcar.

Quando os bandeirantes paulistas descobrem ouro, um mundo se abre. Aqui no Brasil, na colônia, e em Portugal.

Vieram milhares de portugueses para explorar ouro.

Essa nova realidade abriu a porta para diversos acontecimentos, alguns não tão novos. Posso destacar logo de cara quatro:

  1. Guerra dos Emboabas, que foi um confronto entre paulistas e outros diversos cidadãos disputando quem botaria as mãos no ouro da região de Minas Gerais.

  1. Com grana no bolso, colonos já começavam a se perguntar se não dava para sermos independentes de Portugal. Isso geraria conflitos.

  1. Vendo que pessoas estavam ganhando grana com o ouro, a Coroa Portuguesa resolve colocar ordem na casa: instaura um imposto sobre todos os metais preciosos explorados no Brasil. Nasce a famosa cobrança do quinto. Quinto dos Infernos.

  1. Claro que também apareceram os contrabandistas de ouro, querendo fugir do imposto. Já ouviu falar do Santo do pau oco? Expressão antiga. Seguinte: abria um buraco no Santo, colocava ouro em pó ali e passava tranquilamente por qualquer fiscalização. Quem vai duvidar de uma imagem sacra?

O ouro é um dos metais preciosos desse Brasilzão. O diamante foi descoberto pouco tempo depois, em 1727. E por aí vai caminhando.

Vamos avançar um pouco na história porque já no século XX, nós iremos encontrar um outro momento importante para o desenvolvimento econômico do Brasil. E o minério de ferro tá envolvido.

Após aquisições, o empresário americano Percival Farquhar funda a Itabira Iron. O que é isso? É semente do que no futuro nós iremos conhecer como Vale do Rio Doce.

Quer saber como chegamos a Brumadinho? Aperta o Play!

Dica de ouro: aproveite e se inscreva no youtube.com/tanahistoria. Têm muitos outros vídeos sobre personagens e fatos marcantes da história.

Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.