mistério

Desaparece o misterioso monólito de metal que intrigava autoridades nos EUA

Por: HISTORY Brasil

Assim como surgiu de forma misteriosa no deserto de Utah, nos Estados Unidos, o monólito de metal que estampou as manchetes na semana passada desapareceu. Ninguém sabe se ele foi roubado ou retirado de lá pelo responsável por sua instalação. Nos últimos dias, o objeto atraiu diversos visitantes, apesar de sua localização exata não ter sido divulgada pelas autoridades.

O Departamento de Gestão de Terras de Utah postou um comunicado confirmando que, durante uma visita ao local no sábado, eles descobriram que o objeto havia desaparecido. "Um indivíduo ou grupo desconhecido removeu a estrutura instalada ilegalmente chamada de ‘monólito’ em algum momento na noite de sexta-feira, 27 de novembro”, diz o texto.



“Reconhecemos o incrível interesse que o ‘monólito ’gerou em todo o mundo. Muitas pessoas têm apreciado o mistério, considerado uma distração bem-vinda do ciclo de notícias de 2020”, disse Amber Denton Johnson, gerente do órgão responsável por administrar a região. “Mesmo assim, ele foi instalado sem autorização em terras públicas e o local fica em uma área remota e sem estrutura para receber a grande quantidade de pessoas que agora querem vê-lo”, completou. Segundo o Departamento de Gestão de Terras, visitantes que foram até o local estacionaram sobre a vegetação e espalharam lixo pela área.

A presença do monólito havia sido identificada por agentes do Departamento Público de Segurança Pública de Utah durante um sobrevoo de helicóptero. Quando se aproximaram para investigar, notaram que tratava-se de um estranho objeto de metal. 



O artefato foi instalado sobre as rochas vermelhas do deserto e mede 3,6 m de altura. "Essa foi a coisa mais estranha que eu encontrei em todos os meus anos de voo", disse Bret Hutchings, piloto do helicóptero. Ele especula que o objeto pode ter sido instalado por "algum artista new wave", ou um fã de "2001: Uma Odisseia no Espaço", o filme de 1968 dirigido por Stanley Kubrick. O aparecimento de um monólito negro de origem alienígena é um dos grandes mistérios da obra.

As autoridades locais alertaram que os responsáveis pela instalação do objeto podem ser punidos. “É ilegal instalar estruturas ou  obras de arte sem autorização em terras públicas administradas pelo governo federal, não importa de que planeta você seja”, dizia um comunicado do Departamento Público de Segurança Pública de Utah. Imagens do Google Earth apontam que o monólito estava naquele local ao menos desde 2016.


Fonte: IFLScience

Imagens: Departamento Público de Segurança Pública de Utah/Reprodução e Departamento de Gestão de Terras de Utah/Reprodução