Inicio

Descoberta de fóssil indica que humanos migraram da África antes do que se imaginava

Por History Channel Brasil em 19 de Fevereiro de 2018 às 23:26 HS
Descoberta de fóssil indica que humanos migraram da África antes do que se imaginava-0

Cientistas fizeram uma descoberta importante ao analisar fósseis que estavam enterrados em uma caverna em Israel. Lá, eles encontraram os restos mortais humanos mais antigos fora da África. O achado muda o que se pensava a respeito da data da migração da nossa espécie para fora daquele continente.

Vídeo relacionado:

Os pesquisadores estimam que uma mandíbula fossilizada encontrada no local tenha entre 177 mil e 194 mil anos. Isso indica que humanos modernos viveram no local pelo menos 50 mil anos antes do que se acreditava. 

A mandíbula, que pertencia a um jovem adulto (o sexo da pessoa permanece incerto), veio da Caverna Misliya, no Monte Carmelo, no distrito de Haifa. Lá também foram encontradas lâminas e outras ferramentas de pedra sofisticadas para a época, além de restos de fogueiras e ossos queimados de animais.

O homo sapiens surgiu na África e os fósseis mais antigos da nossa espécie têm aproximadamente 300 mil anos. A nova descoberta sugere que os humanos migraram por uma rota no nordeste do continente, disse o paleantropologista Israel Hershkovitz, que conduziu o estudo. O Oriente Médio foi um dos principais corredores para a migração humana, tendo sido ocupado tanto por humanos modernos quanto por neandertais.

 


Fonte: Reuters

Imagem: Israel Hershkovitz/Universidade de Tel Aviv