Inicio

Descoberta nova utilidade para invenção que Nikola Tesla desenvolveu há 100 anos

Válvula desenvolvida pelo cientista tem propriedades que nunca haviam sido percebidas antes
Por History Channel Brasil em 17 de Maio de 2021 às 16:38 HS
Descoberta nova utilidade para invenção que Nikola Tesla desenvolveu há 100 anos-0

Ao longo de sua vida, Nikola Tesla desenvolveu diversos inventos revolucionários que poderiam ter rendido a ele reconhecimento e fortuna. Apesar disso, o cientista morreu pobre, aos 86 anos. Agora, pesquisadores encontraram novos potenciais para um dispositivo patenteado por ele há cerca de 100 anos.

Válvula de Tesla

Trata-se de uma válvula desenvolvida por Tesla há mais de um século. De acordo com um novo estudo publicado na revista Nature Communications, o dispositivo possui propriedades que nunca haviam sido percebidas antes. Entre elas está a capacidade de aproveitar as vibrações de motores e outras máquinas para bombear combustíveis, refrigerantes e lubrificantes, além de outros gases e líquidos.

"É incrível que esta invenção de 100 anos ainda não seja totalmente compreendida e tenha potencial para ser utilizada em tecnologias modernas de maneiras que nunca foram consideradas antes", disse Leif Ristroph, professor da Universidade de Nova York e principal autor do estudo. "Embora Tesla seja conhecido como um mago das correntes e circuitos elétricos, seu trabalho menos popular, que envolvia o controle de fluxos ou correntes de fluidos, estava realmente à frente de seu tempo", completou.

Descoberta nova utilidade para invenção que Nikola Tesla desenvolveu há 100 anos - 1

A válvula Tesla usa uma série de loops para permitir que os fluidos fluam em uma única direção enquanto impede o contrafluxo. Sem peças móveis, o dispositivo é muito mais resistente do que as válvulas de retenção padrão. No novo estudo, os pesquisadores descobriram que a válvula funciona ainda melhor quando esse fluxo não é estável. 

O mecanismo de bombeamento da válvula imita os conversores AC-DC, que transformam a corrente alternada em corrente contínua. “Achamos que era isso que Tesla tinha em mente para o dispositivo, já que ele estava pensando em operações análogas com correntes elétricas”, observou Ristroph. "Na verdade, ele é mais famoso por inventar o motor AC (de corrente alternada) e também um conversor AC-DC", afirmou.

VER MAIS:


Fontes: Universidade de Nova York, via EurekAlert, e IFLScience 

Imagens: Wikimedia Commons