Inicio

Descoberta revela o ancestral mais remoto do homem

Por History Channel Brasil em 21 de Novembro de 2017 às 08:19 HS
Descoberta revela o ancestral mais remoto do homem-0

Uma equipe de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, encontrou os fósseis mais antigos de mamíferos relacionados ao homem descobertos até o momento. Tudo foi resultado de uma verdadeira coincidência, enquanto os especialistas procuravam por rochas na Costa Jurássica, em Dorset, na Inglaterra.

Trata-se de uma série de peças dentárias, datadas de 145 milhões de anos e correspondentes a um mamífero que, atualmente, prolifera por todo o planeta, mas que, naquela época, vivendo à sombra dos dinossauros, era uma verdadeira raridade: o rato. De acordo com os especialistas, naquele período eles eram um pouco maiores que hoje em dia.

Trata-se de uma descoberta fundamental para entender a cadeia evolutiva dos mamíferos, incluindo o homem e a baleia. Sobre isso, Steve Sweetman, um dos autores da pesquisa, afirma: “Esses dentes de 145 milhões de anos são, sem dúvida, os mais antigos que se conhece da linha de mamíferos que leva à nossa própria espécie”.

A nova espécie foi batizada com o nome de Durlstotherium newmani, em alusão a Charlie Newman, o proprietário de um pub localizado nas proximidades do local, onde foi feita a descoberta. De acordo com as primeiras conclusões tiradas da análise morfológica das peças dentais, esses ratos podiam se alimentar tanto de insetos quanto de plantas, além de poder cortar, perfurar e triturar os alimentos.


Fonte: Infobae