Inicio

Descoberto túnel cavado com colheres por judeus na Segunda Guerra

Por History Channel Brasil em 29 de Junho de 2016 às 18:15 HS
Descoberto túnel cavado com colheres por judeus na Segunda Guerra-0

Um túnel de 35 metros cavado com colheres e com as próprias mãos por prisioneiros judeus que escapavam dos nazistas na Segunda Guerra Mundial foi descoberto na floresta Ponar na Lituânia.

A Floresta Ponar foi palco de um massacre ao longo de três anos, entre 1941 e 1944, em uma região perto da estação Ponary, que hoje é conhecida como Paneriai. A área, atualmente, faz parte do subúrbio da capital da Lituânia, Vilnius, um centro judaico antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Sob a ocupação nazista, a floresta foi usada para enterrar os corpos de até 100 mil pessoas, incluindo 70 mil judeus, além de poloneses, soviéticos, pessoas consideradas comunistas e romenos.

Quando o rumo da Segunda Guerra virou contra a Alemanha com a aproximação do Exército Vermelho, os nazistas tentaram encobrir suas atrocidades. Eles forçaram cerca de 80 prisioneiros do campo de concentração de Stutthof, na Polônia, que eram acorrentados pelas pernas, a desenterrar os corpos da floresta e queimá-los.

Esse trabalho infernal era realizado durante o dia - os prisioneiros abriam as covas e empilhavam corpos para a incineração. O grupo temia que depois que o trabalho fosse concluído, eles seriam os próximos na linha de execução. Para fugir desse pesadelo, eles planejaram uma fuga: começaram a cavar durante as noites um túnel, usando colheres e as próprias mãos. Foram três meses de trabalho para cavar um buraco subterrâneo de 35 metros de comprimento.

A fuga ocorreu quando todos dormiam, em 15 de abril de 1944. De acordo com a Autoridade Israelense de Antiguidades, 40 passaram pelo túnel, mas foram descobertos pelos guardas e muitos acabaram baleados. Apenas 15 conseguiram cruzar as cercas do campo e fugir para a floresta. Onze alcançaram as forças russas e sobreviveram à guerra.

O achado foi feito por uma equipe internacional de pesquisadores de Israel, Estados Unidos, Canadá e Lituânia. Desde a Segunda Guerra Mundial eram feitas buscas para localizar este túnel subterrâneo. A descoberta só foi possível agora por conta do uso de uma técnica de tomografia por resistência elétrica, usada para a exploração de petróleo e para a mineração.

Descoberto túnel cavado com colheres por judeus na Segunda Guerra - 1Imagem: Domínio Público via Wikimedia Commons

 


Fontes: O Globo, BBCAntiquities

Imagem: EZRA WOLFINGER/NOVA