MISTÉRIOS

Desconhecido “Evangelho dos Oráculos de Maria” é decifrado de manuscrito de 1.500 anos

Por: HISTORY Brasil

Após um manuscrito de 1.500 anos ser decifrado, escrito na antiga língua copta, pesquisadores descobrem o “Evangelho dos Oráculos de Maria”, livro desconhecido até os dias de hoje.

Segundo esclarecimento de Anne Marie Luijendijk, professora de religião da Universidade de Princeton, o evangelho encontrado não se parece com nenhum outro existente. Em vez de testemunhar  a vida e morte de Jesus, o manuscrito contem 37 oráculos e poucos deles fazem menção a Jesus. Escritos em linguagem extremamente complexa, os oráculos podiam ser utilizados em adivinhações, segundo a especialista. Ou seja, naquele tempo é possível que o livro fosse fonte de consulta para pessoas atormentadas à procura de conforto e respostas para seus problemas. Pode ser ainda que o dono do livro tenha atuado como médium ou adivinho, ajudando na interpretação dos textos.



Apesar dos tais “livros de oráculos” terem sido utilizados na Antiguidade para previsões futuras, Luijendijk afirma que o encontrado pelos pesquisadores é o único deles com “evangelho” no nome. Uma de suas particularidades seria seu pequeno tamanho, 7,5 cm x 6,8 cm. Apesar disso, a professora comenta que a caligrafia é surpreendentemente legível e bastante elegante.

Fonte: Livescience 

Crédito imagem: Shutterstock.com