SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Destroços de navio nazista afundado há 80 anos são encontrados na Noruega

Durante a invasão da Alemanha à Noruega, em 9 de abril de 1940, o navio de guerra nazista Karlsruhe foi parar no fundo do mar. A embarcação foi afundada pelos próprios alemães, depois que seu casco foi danificado ao ser atingido por torpedos britânicos. Durante 80 anos ninguém sabia onde estavam seus destroços, mas pesquisadores acabam de identificá-los.

Medindo 174 metros de comprimento e equipado com turbinas a vapor e nove canhões, o Karlsruhe liderou o ataque alemão a Kristiansand durante a Operação Weserübung. O contra-almirante alemão Otto Schenk escreveu sobre aquele dia em um livro publicado no mesmo ano do ataque. Segundo ele, uma densa névoa cobria a enseada do fiorde quando o navio foi atacado por forças norueguesas, o que causou estragos na embarcação. No mesmo dia, o submarino britânico Truant também torpedeou o Karlsruhe, provocando danos irrecuperáveis. Foi aí que o capitão nazista decidiu afundar o próprio navio.

Há três anos, durante um trabalho de inspeção de cabos de força submarinos feito pela empresa estatal Statnett, sonares encontraram os restos do navio entre a Dinamarca e a Noruega, a uma profundidade de 490 m. Na época, não havia sido possível identificar a embarcação nem os motivos de seu naufrágio. A confirmação de que se tratava do Karlsruhe só aconteceu agora, por meio de imagens feitas por um ROV (sigla em inglês para "veículo operado remotamente").

"Quando os resultados do ROV nos mostraram que a embarcação havia sido torpedeada, percebemos que ela era da época da guerra", disse Ole Petter Hobberstad, engenheiro da Statnett. Segundo ele, as suspeitas se confirmaram quando eles identificaram os canhões do navio. "Ficamos muito entusiasmados e surpresos com o tamanho dos destroços", afirmou. As imagens submarinas também mostraram que a embarcação era decorada com uma suástica.


Fontes: Live Science e Statnett

Imagens: Statnett/Divulgação e German Federal Archive, via Wikimedia Commons