ESTADOS UNIDOS

Donald Trump é o primeiro presidente dos EUA a sofrer dois impeachments

Donald Trump se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a sofrer dois impeachments. O Congresso aprovou nesta quarta-feira (13/01) um novo processo de impedimento do Republicano, a sete dias do fim de seu mandato.  Ele foi acusado de "incitar a insurreição" que teria motivado a invasão ao Capitólio na semana passada.

O primeiro impeachment dele foi aprovado pela Câmara em 2019. Foi quando ele foi acusado de obstrução do Congresso  e abuso de poder. Daquela vez, o processo foi motivado pela suposta pressão de Trump sobre o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, para investigar o democrata Joe Biden e o filho dele, Hunter, que teriam feito negócios no país. Na ocasião, ele foi absolvido pelo Senado, de maioria republicana, preservando seu mandato. 

Agora o processo segue mais uma vez para o Senado, mas a situação é de incerteza porque a Casa ainda está em recesso. Mitch McConnell, líder da maioria republicana, notificou os democratas de que ele não concorda com o pedido de usar poderes de emergência para convocar os senadores de volta à sessão antes do próximo dia 19. Assim, o julgamento para a destituição de Trump provavelmente não começará até a véspera da posse do presidente eleito Joe Biden, em 20 de janeiro.

Ao longo da história dos Estados Unidos, alguns presidentes foram julgados em processos de impeachment, sendo Andrew Johnson, Bill Clinton e Donald Trump os únicos cassados pela Câmara dos Representantes - apesar de absolvidos pelo Senado. O processo de impeachment contra Richard Nixon foi tecnicamente suspenso, já que este renunciou antes da votação pelo Congresso. Até hoje, nenhum presidente do país foi removido do cargo por esse mecanismo.


Fonte: Estadão

Imagem: Evan El-Amin / Shutterstock.com