Inicio

Dupla de amadores encontra tesouro do Império Romano na Inglaterra

Por History Channel Brasil em 10 de Maio de 2019 às 19:52 HS
Dupla de amadores encontra tesouro do Império Romano na Inglaterra-0

Mais de três mil moedas de cobre que datam da época do Império Romano foram encontradas em um vilarejo de Lincolnshire, na Inglaterra. O tesouro, que estava dentro de um pote enterrado em um poço, foi encontrado por uma dupla de amadores com a ajuda de detectores de metal. As peças são do início do século XIV.

Segundo os arqueólogos, as moedas são do período no qual Constantino foi declarado imperador (306 d.C). As razões pelas quais elas foram enterradas são incertas, mas especula-se que tenha relação com alguma espécie de cerimônia de celebração. "Infelizmente nunca saberemos ao certo", disse Adam Daubney, arqueólogo do condado de Lincolnshire.

Rob Jones, professor de Engenharia de 59 anos, e seu amigo Craig Paul, ficaram sem palavras quando fizeram a descoberta. "Eu não podia acreditar no que estava vendo. Já encontrei algumas coisas antes, mas absolutamente nada nessa escala. Fiquei totalmente perplexo. Encontrar as moedas foi uma experiência inesquecível", disse Jones. Eles costumavam vasculhar a região há anos.

Essa é a maior descoberta de moedas daquela época na história da Inglaterra. O achado é de extrema importância para a arqueologia do país. O material agora está armazenado no Museu Britânico.


Fonte: BBC e Lincolnshire County Council

Imagem: Lincolnshire County Council/Divulgação