Inicio

Eclipse solar poderá ser visto no Brasil no dia 14 de dezembro

Por History Channel Brasil em 11 de Dezembro de 2020 às 18:37 HS
Eclipse solar poderá ser visto no Brasil no dia 14 de dezembro-0

Na próxima segunda-feira (14 de dezembro) um eclipse solar poderá ser visto de forma parcial no Brasil. Esse fenômeno ocorre quando  a Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra, formando um cone de sombra que incide em alguma região do planeta. Quanto mais ao sul, melhor o espetáculo no céu poderá ser observado.

Roberto Costa, professor do departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), disse em entrevista à CNN que o Rio Grande do Sul terá 60% do disco solar coberto pela Lua, São Paulo pouco menos de 50% e o Rio de Janeiro cerca de 40%. De acordo com o site Time and Date, nas regiões Norte e Nordeste, o fenômeno poderá ser observado com menos intensidade em algumas poucas localidades. É possível verificar neste link se ele será visível em sua cidade. Na América do Sul, o eclipse só será total em uma faixa entre o sul da Argentina e do Chile. 

O eclipse parcial começará às 11h33 no horário de Brasília e terminará às 15h53. Os especialistas alertam que não se deve observar o Sol com binóculos, telescópio ou qualquer outro instrumento de aumento que não seja equipado com filtros. O risco de lesões oftálmicas sérias é grande devido ao brilho excessivo do Sol. Entre as técnicas seguras, recomenda-se projetar a imagem do Sol em uma parede próxima, usando para isto um pequeno espelho recoberto de papelão, fazendo um orifício do tamanho de uma moeda de dez centavos.

Recomendações para observar o eclipse com segurança:

Como recomendação geral, com e sem eclipse, você NÃO deve olhar para o Sol diretamente. A luz solar pode prejudicar gravemente seus olhos.

Para observar o eclipse, você deve usar lentes especializadas que tenham um filtro que bloqueie os raios nocivos do Sol e que tenham o certificado ISO 12312-2.

O filtro não apenas reduz a luz solar visível a níveis seguros e confortáveis, mas também bloqueia a radiação solar ultravioleta e infravermelha.

As lentes especializadas devem ser adquiridas exclusivamente em lojas autorizadas. Os vendidos no comércio informal ou virtual podem não ser certificados pela ISO 12312-2 ou podem ter um selo de autenticação falso.

Antes de usar as lentes, verifique se o filtro está em perfeito estado, sem danos, arranhões ou perfurações e não tenha mais de 3 anos.

As crianças devem ser supervisionadas por um adulto em todos os momentos. Idealmente, por alguém que conheça o assunto, pertença a um clube de astronomia ou seja um funcionário capacitado.

Outra opção segura é a utilização de vidros para máscaras de soldador grau 14 (fáceis de achar em lojas de ferragens) ou superior. Se você tiver um vidro de grau inferior, não deve ser usado de forma alguma, pois não oferece segurança suficiente.

O que você NÃO deve usar:

Óculos de sol comuns NÃO são usados ​​para observar o eclipse solar.

Também é perigoso olhar para o Sol através de uma câmera de vídeo ou fotográfica, smartphone, binóculo, telescópio ou qualquer outro dispositivo óptico sem ter um filtro solar certificado para esse uso.

Filtros caseiros, como vidro fumê, não servem para olhar para o Sol. Nem chapas de raios-X, pois nenhum desses itens protegerá seus olhos dos danos da luz ultravioleta e infravermelha.


Fontes: CNN, Time and Date, Gaúcha ZH e Governo do Chile

Imagem: Shutterstock.com