egito antigo

Egito anuncia a descoberta de mais um grande lote de sarcófagos lacrados de 2500 anos

O Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito anunciou a descoberta de mais um grande lote de sarcófagos lacrados. De acordo com os arqueólogos, são mais de 80 caixões de aproximadamente 2500 anos. Outros 59 deles foram encontrados nos últimos meses na necrópole de Saqqara.

Segundo o Ministério, mais detalhes sobre os sarcófagos recém-encontrados serão anunciados em uma entrevista coletiva nas próximas semanas. A descoberta de tantos sarcófagos lacrados é um dos achados arqueológicos mais significativos em décadas. Vários deles mantêm suas cores ornamentadas originais, mesmo após terem passado milênios embaixo da terra. Os caixões foram encontrados empilhados uns sobre os outros em três poços a uma profundidade de 11 metros.

Autoridades acreditam que os sarcófagos contêm as múmias de autoridades e sacerdotes da 26ª dinastia, que governou o Egito desde 664 a.C. a 525 a.C. No local, também foram encontrados artefatos como amuletos e estatuetas de madeira do deus Ptah Sukkar. 

No início do mês, durante uma cerimônia pública, um dos sarcófagos foi aberto. O evento foi alvo de críticas. Muitos usuários de redes sociais questionaram o aglomeramento de pessoas no local em plena pandemia de COVID-19. 


Fonte: CNN

Imagens: Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito/Reprodução