Inicio

Egito anuncia rara descoberta de 13 sarcófagos de 2500 anos lacrados e bem preservados

Por History Channel Brasil em 08 de Setembro de 2020 às 18:00 HS
Egito anuncia rara descoberta de 13 sarcófagos de 2500 anos lacrados e bem preservados-0

Arqueólogos encontraram no Egito um "lote" de 13 sarcófagos lacrados na necrópolis de Saqqara. Estima-se que eles tenham cerca de 2500 anos. A descoberta é considerada especial porque é raro encontrar caixões egípcios preservados de forma intacta durante milênios.

De acordo com o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, os sarcófagos foram encontrados empilhados uns sobre os outros em uma sepultura 11 metros abaixo do solo. O estado de preservação dos caixões é tão bom que até algumas cores de seus ornamentos estão intactas. Os pesquisadores acreditam que outros sarcófagos ainda podem ser encontrados no local.

Egito anuncia rara descoberta de 13 sarcófagos de 2500 anos lacrados e bem preservados - 1

Os arqueólogos esperam que junto com os sarcófagos também possam ser encontrados artefatos que revelem algo a respeito das pessoas enterradas ali. Caso isso aconteça, será possível determinar suas identidades e que posição elas ocupavam na sociedade. Esse tipo de informação também ajuda a entender os costumes funerários egípcios.

O sítio arqueológico de Saqqara é importante porque no passado o local serviu como necrópole de Mênfis, capital do antigo Egito. Os egípcios enterraram seus mortos ali durante cerca de três mil anos. Não apenas nobres eram sepultados ali, mas também membros da classe trabalhadora.

Egito anuncia rara descoberta de 13 sarcófagos de 2500 anos lacrados e bem preservados - 2

Egito anuncia rara descoberta de 13 sarcófagos de 2500 anos lacrados e bem preservados - 3

Egito anuncia rara descoberta de 13 sarcófagos de 2500 anos lacrados e bem preservados - 4


Fontes: Science Alert e IFLScience

Imagens: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito