Inicio

Encontrada água líquida em Marte

Por History Channel Brasil em 01 de Outubro de 2020 às 13:14 HS
Encontrada água líquida em Marte-0

A Agência Espacial Europeia (ESA) detectou três lagos na região polar de Marte. De acordo com os cientistas, os reservatórios contêm água líquida escondida sob uma camada de gelo. A descoberta foi feita por meio da sonda Mars Express.

Em 2018, o equipamento de radar da sonda já havia detectado um reservatório subterrâneo localizado a cerca de 1,5 km abaixo do gelo. A água líquida é essencial para a existência de seres vivos, portanto a descoberta dará novos subsídios para os pesquisadores procurarem vida extraterrestre.  

No passado, Marte já foi um planeta mais quente e úmido, com água fluindo pela superfície. A nova descoberta abre a possibilidade de que todo um sistema de lagos antigos possa existir no subsolo, talvez com milhões ou mesmo bilhões de anos. Esses locais seriam ideais para procurar evidências de vida marciana.

Lagos subglaciais também existem na Terra. Esses ambientes podem abrigar ecossistemas únicos, oferecendo informações úteis para astrobiólogos que pesquisam como a vida pode sobreviver em ambientes extremos. Segundo a ESA, as técnicas utilizadas para analisar os dados de radar em Marte são semelhantes às utilizadas em investigações de lagos subglaciais na Antártida, Canadá e Groenlândia.


Fonte: ESA

Imagem: NASA/Reprodução