Inicio

Encontradas 6 múmias de mais de 3500 anos praticamente intactas

Por History Channel Brasil em 28 de Abril de 2017 às 18:28 HS
Encontradas 6 múmias de mais de 3500 anos praticamente intactas-0

Descoberta traz pistas de como os nobres da época eram sepultados. 

Vídeo relacionado:

Uma descoberta surpreendente ocorreu na antiga cidade de Luxor, no Egito, onde uma equipe de arqueólogos encontrou um antigo túmulo da XVIII dinastia egípcia (1550-1295 a.C.) em perfeito estado de conservação.

O mausoléu foi achado na região de Dra’ Abu el-Naga’, na margem oeste do Nilo, e tudo indica que foi construído para um juiz egípcio chamado Userhat. Embora seja um túmulo pequeno, a descoberta é de grande importância, já que a coleção funerária armazenada nele está praticamente intacta.

Encontradas 6 múmias de mais de 3500 anos praticamente intactas - 1

Dentre os objetos encontrados dentro do túmulo, estão utensílios de argila com o nome de Userhat, vários sarcófagos, múmias e mais de mil “ushebti” (pequenas estatuetas funerárias colocadas nas sepulturas).

A descoberta revela também o tipo de túmulos que as pessoas nobres da época recebiam, com a forma característica de T e compostos por um pátio aberto, uma sala retangular e uma câmara interna. Após escavar 450 m² correspondentes ao pátio aberto, os arqueólogos encontraram a entrada principal para o mausoléu, assim como as referentes a outras sepulturas que ainda não foram abertas.


Fonte: Infobae
Imagem principal: Infobae
Imagem da matéria: kairoinfo4u [CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons]