Inicio

Encontrado navio australiano afundado por submarino japonês na Segunda Guerra

Por History Channel Brasil em 27 de Abril de 2019 às 10:00 HS
Encontrado navio australiano afundado por submarino japonês na Segunda Guerra-0

Pesquisadores encontraram os destroços de um navio afundado por um submarino japonês na costa da Austrália durante a Segunda Guerra Mundial. O cargueiro SS Iron Crown transportava um carregamento de manganês quando foi atingido por torpedos, no dia 4 de junho de 1942. A embarcação foi à pique em menos de um minuto. Ao todo, 38 tripulantes morreram.

A embarcação foi encontrada a cerca de cem quilômetros da costa do estado de Victoria. Pesquisadores localizaram o navio usando um sonar e uma câmera especial. Segundo os especialistas, o navio está praticamente intacto.

Os destroços estão a uma profundidade de 700 metros, o que impede com que mergulhadores cheguem até o local. Um navio de pesquisa conseguiu mapear a área do naufrágio. Equipamentos especiais foram usados para fazer imagens da estrutura da embarcação.

Apenas cinco tripulantes escaparam do naufrágio. George Fisher, o último sobrevivente, morreu em 2012. Uma cerimônia fúnebre em homenagem às vítimas deve ser feita nas proximidades de onde os destroços foram encontrados.

[VÍDEO RELACIONADO: Os 10 tesouros perdidos mais valiosos da história]


Fonte: The Guardian

Imagem: State Library of Victoria, via Wikimedia Commons