Inicio

Encontrados 150 túmulos cristãos e sarcófago milenar em antiga cidade romana na França

Por History Channel Brasil em 14 de Julho de 2020 às 18:51 HS
Encontrados 150 túmulos cristãos e sarcófago milenar em antiga cidade romana na França -0

Arqueólogos franceses descobriram 150 tumbas de meados do século III ao século V durante as escavações de uma importante necrópole romana ao norte da antiga Gália. O Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas da França (Inrap) afirmou que trata-se de “sepulturas cristãs entre as mais antigas da metade norte de Gália”. A necrópole foi encontrada durante uma busca preventiva feita antes da construção de uma casa na localidade de Autun.

Fundada no século I a.C. durante o Império Romano, Augustoduno (onde hoje é Autun) se tornou um dos locais mais emblemáticos do cristianismo medieval. As escavações “aconteceram em um vasto sítio funerário de três hectares, intacto, localizado ao nordeste da antiga cidade romana”, informou a arquóloga Carole Fossurier, diretora do projeto. De acordo com os arqueólogos, eles também encontraram no local uma das primeiras menções a Cristo na Gália, datada do século IV. 

Entre os túmulos, os arqueólogos encontraram um sarcófago de 1500 anos de idade “ainda fechado” que “pode conter restos bem conservados”, segundo explicou Nicolas Tisserand, um dos responsáveis pelas escavações, que também afirmou que o objeto será aberto em agosto. “Os outros túmulos são em sua maioria de madeira, mas também há alguns de chumbo”, assegurou Tisserand.

Segundo Tisserand, nenhum objeto foi encontrado junto com os restos mortais, pois os enterros aconteceram de acordo com os costumes da religião cristã. Os arqueólogos também encontraram vestígios de seis mausoléus e um edifício de madeira.

Encontrados 150 túmulos cristãos e sarcófago milenar em antiga cidade romana na França  - 1


Fontes: Inrap e Explica.co

Imagens: Christophe Fouquin/Inrap/Divulgação