Inicio

A erupção vulcânica que poderá esfriar o planeta

Por History Channel Brasil em 05 de Agosto de 2019 às 20:55 HS
A erupção vulcânica que poderá esfriar o planeta-0

As erupções vulcânicas podem espalhar milhões de toneladas de gases e partículas na atmosfera, de tal forma que são capazes de reduzir temporariamente a temperatura planetária. Atualmente, cientistas do mundo inteiro estão em alerta por causa do vulcão indonésio Agung, em Bali, que está em fase crítica de atividade.

De acordo com a publicação realizada pelo meteorólogo da NASA Chris Colose, em sua conta do Twitter, “para ter um impacto climático significativo, deve haver uma erupção suficientemente explosiva, capaz de acumular material na estratosfera, e uma erupção rica em enxofre (o dióxido de enxofre se transforma em aerossol de sulfato, que é o que importa em termos de radiação solar)”.

No caso de ambas as condições ocorrerem durante a erupção do vulcão Agung, a troposfera poderia então esfriar e a estratosfera esquentar. De qualquer modo, ambos os fenômenos teriam uma duração limitada. As erupções vulcânicas liberam dióxido de carbono, que absorve o calor, além de partículas de cinzas e gases que funcionam como uma camada refratária da luz solar.

Ainda é impossível prever se a provável erupção do vulcão Agung expulsará quantidades suficientes de gás e cinzas para ter um impacto considerável na temperatura do planeta, embora haja registros do ocorrido na erupção de 1963, quando as temperaturas foram reduzidas de 0,1 a 0,2 graus Celsius por um ano.


Fonte: RT 
Imagem: Shutterstock