ARQUEOLOGIA

Espada "extraordinária" de 3 mil anos usada em ritual é encontrada na Dinamarca

Por: HISTORY Brasil

Arqueólogos encontraram uma rara espada da Idade do Bronze na localidade de Håre, na Dinamarca. Acredita-se que o artefato tenha aproximadamente três mil anos. Os especialistas classificaram o estado de conservação da peça de "extraordinário".

Pelo local onde a espada foi encontrada, pesquisadores do Museu Odense acreditam que ela tenha sido usada em algum tipo de sacrifício, ritual ou cerimônia. Essa hipótese surgiu pelo contexto em que a peça foi descoberta. Além de ser ornamentada, ela foi cuidadosamente embrulhada com fibras vegetais (como linho ou cânhamo), antes de ter sido enterrada. 



Segundo os arqueólogos, outro aspecto inusitado da espada é seu cabo, com detalhes de madeira e chifre presos ao metal. A arma pesa aproximadamente 1,3 kg. Após ter sido descoberta, a arma foi encaminhada para o departamento de conservação e preservação do museu. 

A peça passará agora por análises de carbono 14 para confirmar com precisão a sua idade. Depois que esse processo for concluído, o artefato será submetido a uma restauração. O objetivo dos pesquisadores é que a espada seja exibida no museu.




Fonte: Pledge Times

Imagens: Helle Deichmann/Museu Odense/Divulgação