ESPADAS

Espada medieval usada em batalha histórica é encontrada com a ajuda de detector de metais

A arma foi achada junto com sua bainha e outros artefatos, como uma fivela de cinto e duas facas
Por: HISTORY Brasil

Uma rara espada medieval foi encontrada com a ajuda de um detector de metais por um homem na Polônia. Alexander Medvedev encontrou o artefato nas proximidades de Olsztyn, no norte do país. Especialistas acreditam que a arma tenha sido usada na Batalha de Grunwald, que aconteceu em 1410.

Batalha de Grunwald

A espada foi encontrada junto com sua bainha e outros artefatos, como uma fivela de cinto e duas facas. Apesar de terem ficado enterrados por 600 anos, os objetos encontram- se em bom estado de preservação. Os objetos foram doados ao Museu da Batalha de Grunwald, em Olsztyn.



A Batalha de Grunwald, também conhecida como Primeira Batalha de Tannenberg, aconteceu em 15 de Julho de 1410, durante as Guerras Polaco/Lituano-Teutónicas (1409-1411). Segundo historiadores, a batalha foi uma das maiores da Idade Média. Com o passar dos anos, o evento gerou inúmeras lendas românticas, tornando-se um exemplo da luta contra invasores estrangeiros. Durante a primeira metade do século XX, a história da batalha foi usada tanto em campanhas de propaganda nazistas quanto soviéticas.

Ao todo, dos 39 mil soldados poloneses-lituanos que participaram da batalha, cerca de cinco mil morreram.  Do lado teutônico, das cerca de 27 mil tropas teutônicas, 14 mil soldados foram capturadas e oito mil morreram. Os pesquisadores esperam que a espada ajude a saber mais sobre os soldados que participaram da batalha.



Ver Mais:


Fonte: Live Science

Imagens:  Gabinete do Marechal de Vármia e Mazury/Reprodução e Jan Matejko  (1838–1893), via Wikimedia Commons