Inicio

Especialista revela cinco previsões para o futuro das cidades

Por History Channel Brasil em 17 de Abril de 2018 às 20:29 HS
Especialista revela cinco previsões para o futuro das cidades-0

Teemu Alexander Puutio é um famoso pesquisador da Universidade de Turky, na Finlândia, especialista na análise do papel social das cidades. Em matéria veiculada na BBC, Puutio explicou seu particular otimismo sobre o futuro das megalópoles, onde, estima, 7 de cada 10 habitantes do mundo viverão. Ele revelou, ainda, 5 previsões sobre as próximas transformações desses centros urbanos.

Vídeo relacionado:

1 - Segundo o pesquisador, a “Geração C”, conectada desde a primeira infância, mudará o mapa de trabalho e gerará empregos que ainda não existem, como o de “assistente virtual”. Além disso, a possibilidade de trabalhar remotamente facilitará a criação de pequenas comunidades agrupadas por afinidade.

2 - Graças e essas comunidades, as economias locais serão mais importantes, o que não apenas significará um grande avanço tecnológico, mas também ajudará a baixar os índices de pobreza e criminalidade.

3 - Com a conexão às redes cada vez mais acessível, aparecerão micromultinacionais, capazes de conquistar o mundo sem requerer grandes investimentos iniciais. 

4 - Em um futuro próximo, o poder político das cidades poderá ser, inclusive, maior do que o das nações. As urbes funcionarão como grandes comunidades autônomas. 

5 - Ainda segundo Puutio, esta autonomia política permitirá o surgimento de coalizões cidadãs capazes de frear a corrupção internacional e facilitar a implementação de leis mais inclusivas e progressistas. 

Fonte: BBC

Imagem: iurii/Shutterstock.com