Inicio

Especialistas elegem os maiores mistérios da história

Confira quais os enigmas mais intrigantes que permanecem sem solução
Por History Channel Brasil em 17 de Junho de 2021 às 13:54 HS
Especialistas elegem os maiores mistérios da história-0

Geração após geração, a humanidade convive com inúmeros mistérios ainda sem resolução. A revista BBC HistoryExtra decidiu convidar 20 especialistas para escolher um enigma histórico que eles gostariam de ver solucionado. Abaixo estão algumas das principais questões que continuam sem resposta:

Maiores mistérios da História

Onde Cleópatra está enterrada?

Especialistas elegem os maiores mistérios da história - 1

O túmulo deveria estar em Alexandria, mas nunca se encontrou nenhuma pista dele. Em 2006, Zahi Hawass, ex-secretário do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, anunciou que o túmulo de Cleópatra estava em um templo dedicado a Osíris, mas após uma década de escavações e centenas de achados menores, não se encontrou nada. 

Quem construiu Stonehenge e por quê?

Especialistas elegem os maiores mistérios da história - 2

Antigas lendas sobre Stonehenge diziam que as famosas pedras da estrutura vieram voando da Irlanda, fruto do feitiço de um mago.  Teorias históricas atribuíam a construção do enigmático monumento a povos antigos, como gregos, romanos e dinamarqueses da Idade Média. A especulação acabou em 1901, quando a primeira escavação científica no local não expôs nada além de ferramentas e escombros dos britânicos pré-históricos. A pergunta passou de “Quem o construiu?” para “Que tipo de sociedade foi responsável pela sua construção?”.

Que segredos guardam os túmulos kofun do Japão?

Especialistas elegem os maiores mistérios da história - 3

Os túmulos kofun são para o Japão o que as pirâmides representam para o Egito. Essas estruturas foram construídas por centenas de trabalhadores para abrigar os restos mortais de reis. Nos túmulos mais simples, os arqueólogos encontraram um caixão de madeira enterrado junto a objetos preciosos, que vão desde espelhos de bronze até armaduras de ferro e espadas finamente forjadas. No entanto, no Japão é proibido escavar túmulos kofun maiores, construídos no formato de buraco de fechadura, já que acredita-se que esses são lugares de descanso não somente de grandes reis, mas também de imperadores divinos. Entrar nesses locais seria considerado um sacrilégio.

O que o Manuscrito Voynich tenta nos dizer?

Especialistas elegem os maiores mistérios da história - 4

No fim do século XV, o Manuscrito Voynich foi escrito totalmente em um idioma ou código que ninguém jamais conseguiu identificar. Os acadêmicos também não sabem quem o criou ou por que escolheram fazê-lo aparentemente indecifrável. Quem escreveu o manuscrito provavelmente queria manter esses conhecimentos em segredo, tanto para evitar que outros se apropriassem dele como para afastá-lo da igreja e autoridades seculares. 

O que aconteceu a Abu Bakr e sua frota?

Especialistas elegem os maiores mistérios da história - 5

No século XIV, Abu Bakr Keita, o último imperador da dinastia fundadora do Mali, ascendeu ao trono do Império. Sua obsessão por expandir os seus domínios o levou a navegar pelo Oceano Atlântico junto a uma grande frota de embarcações para procurar novas terras. Nem o imperador nem seus navios voltaram a ser vistos depois que zarparam da costa do norte da África. Lendas dizem que ele ajudou a fundar um novo estado malinês do outro lado do Atlântico, mas não há provas disso.

VER MAIS


Fonte: BBC

Imagens: Shutterstock.com e Wikimedia Commons