Inicio

Esta noite: a maior superlua dos últimos 70 anos

Por History Channel Brasil em 12 de Novembro de 2016 às 11:44 HS
Esta noite: a maior superlua dos últimos 70 anos-0

Na noite desta segunda-feira ocorre a maior superlua dos últimos 70 anos, ou seja, desde 1948 o satélite natural do nosso planeta nunca esteve tão próximo de nós - e poderá apresentar um tamanho 14% maior ao de uma lua cheia. 

A distância da Terra para a Lua hoje será em torno de 356 mil quilômetros, o que faz dessa uma "super-superlua". Geralmente, ambas ficam separadas por, aproximadamente, 384 mil quilômetros. Por conta disso, muitos consideram o evento astronômico imperdível. Outro como este só ocorrerá no dia 25 de novembro de 2034.

O fenômeno da superlua ocorre quando a Lua chega à sua posição mais próxima da Terra (o chamado perigeu), o que faz com que ela pareça maior que em outros momentos, e também mais brilhante. A superlua ocorre em média seis vezes por ano - em 2016, são três consecutivas, nos dias 16 de outubro, 14 de novembro e 14 de dezembro.

Quem quiser acompanhar a "super-superlua" da melhor forma possível, deverá se distanciar das luzes da cidade. Prepara-se: a lua estará maior do que o normal! A NASA afirmou que ela deve chegar a um tamanho 14% superior e ficar 30% mais brilhante do que uma lua cheia no ápice da sua órbita.

 


Fontes: Space, UOL

Imagem: Romolo Tavani/Shutterstock.com