Inicio

Estados Unidos cria combustível a base de água marinha

Por History Channel Brasil em 23 de Julho de 2014 às 01:21 HS
Estados Unidos cria combustível a base de água marinha -0

O alto comando da Marinha dos Estados Unidos confirmou: pesquisadores do Laboratório de Investigação Naval voaram em um avião abastecido com um combustível elaborado a partir da água do mar. 

 
A água do mar é abundante em carbono e hidrogênio, elementos principais na formação de hidrocarbonetos, como o petróleo. A ideia de combinar estas substâncias em laboratório para a produção de combustível foi o desafio de inúmeros cientistas durante grande parte do século XX.  
 
Para isso, os cientistas utilizaram dióxido de carbono e hidrogênio obtidos diretamente da água do mar, posteriormente liquidificados e transformados em combustível. O hidrocarboneto produzido é semelhante ao querosene, tanto no aspecto, como odor. 
 
Uma das maiores vantagens da experiência está na facilidade da produção do combustível diretamente nos barcos onde a extração ocorre. O novo combustível pode ser utilizado em motores de barcos e aviões já existentes, sem necessidade de modificação. 
 
A Marinha americana anunciou que o custo de produção seria entre US$ 3 e US$ 6 por galão (equivalente a 3.8 litros). Entretanto, a produção ainda não deve ser feita em escala industrial, ao menos até que a tecnologia para todas as etapas do processo esteja mais desenvolvida.
 
Pela primeira vez na história, o sonho de livrar o mundo de uma vez por todas da dependência dos combustíveis fósseis é uma realidade próxima. 
 
Veja também
 
 
Fonte: RT